Cerâmica e porcelana são praticamente a mesma coisa, certo? Na verdade, não! Apesar de serem feitas a partir de argila e das semelhanças visuais, os produtos são bem diferentes tanto na composição quanto no processo de produção. Então hoje eu vou explicar um pouquinho mais sobre cada uma e, no fim, você conseguirá identificar se tem aí na sua casa uma caneca de porcelana ou de cerâmica.
Caneca de cerâmica
Toda peça de cerâmica tem, em sua essência, a argila endurecida pelo calor como matéria-prima. Tanto que a palavra vem do grego kéramos, que significa terra queimada. Aliás, esse é um dos materiais mais antigos feitos pelo homem, sabia?
Atualmente, além da argila, outros elementos podem ser utilizados na fabricação das canecas e outros itens de cerâmica, como a sílica e alguns aditivos, seja para acelerar a secagem ou garantir mais rigidez à peça finalizada. Em geral, o cozimento é feito em temperatura entre 900ºC e 1000ºC.
Embora bastante resistente, os produtos de cerâmica costumam ser mais pesados e ter maior porosidade do que os produzidos a partir da porcelana. Podem ser pintados com óxidos e esmaltes.
Caneca de porcelana
Já a porcelana surgiu em meados de 1.300, na China, e é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.250° C. Embora tenha um visual mais refinado e delicado, é muito mais resistente do que a cerâmica por conta do percentual de quartzo presente em sua composição, além de caulim e feldspato.
A porcelana não é aderente nem porosa, por isso não absorve água ou resíduos de alimentos, possui aspecto transparente e vítreo. Na prática, isso significa que você pode utilizar sua caneca no micro-ondas, colocar na lava-louças ou mesmo no freezer para gelar aqueça sua sobremesa favorita. Também não existem restrições nas lavagens.
No caso das canecas de porcelana da Adoça, as estampas são fundidas no esmalte da porcelana em um forno na temperatura entre 600oC e 850oC, reforçando ainda mais essa qualidade.
Afinal, é caneca de porcelana ou de cerâmica?
Agora que já te contei um pouquinho sobre as diferenças dos dois materiais, vou dar duas dicas para que você possa identificar se sua caneca é de cerâmica ou de porcelana.
Uma das possibilidades é se guiar pelo som: ao tocar levemente um objeto na caneca de porcelana, você ouvirá um tom mais alto do que quando fizer o mesmo processo em uma de cerâmica. Mas aí é preciso ter peças dos dois materiais para efeito comparativo, o que dificulta um pouco, não é mesmo?
Portanto, a minha dica favorita é essa: veja o fundo da caneca! Se a cor que ela apresentar for amarelada, é cerâmica. Se for branca, é porcelana. Faz o teste aí e depois conta para a gente se foi fácil identificar. Aqui na Adoça, todas as canecas são de porcelana. 😊
Quer conhecer um pouquinho mais sobre a nossa história? É só acessar este link. Ah, aqui você também confere nossa coleção incrível de canecas exclusivas.