Vejam como é o início da produção de uma peça de porcelana
Primeiro passo
Os ingredientes para a produção da massa para a fabricação da porcelana ficam horas e horas girando em um equipamento chamado de TAMBORÃO. Além dos ingredientes da massa também se colocam pedras que vão “moendo” toda a mistura. Como resultado temos um líquido muito denso.
Segundo passo
Para transformar esse líquido muito denso em uma massa, usa-se um equipamento chamado de MAROMBA que nada mais é do que um filtro para retirar o excesso de água e, como resultado, temos a massa pronta para moldar as canecas.
Terceiro passo
A massa final é cortada em pequenos pedaços e inseridas nos moldes de gesso, depois prensada formando, nesse caso, o corpo de uma caneca.
Altas temperaturas
A temperatura de lava expelida por um vulcão em uma erupção é entre 600°C e 1250°C e um forno para transformar a massa em porcelana pode aquecer até 1350°C. Dá para imaginar a cor que fica no interior do forno nessa temperatura?
Mais alguns detalhes
Porcelana vs. Micro-ondas
Não se deve colocar peças de porcelana no forno micro-ondas que tenham decorações que contenham ouro, prata ou platina. Já as peças brancas ou decoradas com outras cores, podem ser levadas ao micro-ondas sem nenhum problema.
De onde vem
Como surgiu a porcelana? Confeccionada pela primeira vez na China entre os séculos 7 e 10, durante a dinastia Tang, a porcelana nasceu da mistura de dois minérios: feldspato e caulim. Quando aquecidos a 1450°C, o feldspato vitrificava, enquanto o caulim mantinha a forma do objeto. Os chineses a chamavam yao. Já o nome que conhecemos na maioria das línguas ocidentais vem do italiano porcellana (um molusco de concha branca e brilhante), nome adotado pelo viajante Marco Polo (1254-1324) para descrever o material que conheceu na China. Na tentativa de imitar a porcelana chinesa, os italianos descobriram uma outra fórmula, à base de argila e vidro. Fabricada em Florença, por volta de 1575, ela se diferenciava da porcelana chinesa por sua consistência mais mole. Só em 1707 os químicos alemães Johann Friedrich Bottger e Ehrenfried Walter von Tschirnhaus conseguiram desvendar a fórmula da verdadeira porcelana chinesa.
Oferecendo produtos que faça você adotar “o momento da pausa” em sua vida. Prezando a excelência nas conexões estabelecidas, no atendimento e nos produtos.
RAZÃO SOCIAL
ADOÇA – O Momento da Pausa
CNPJ: 43.660.179/0001-16
SIGA-NOS
MAPA DO SITE
FORMAS DE PAGAMENTO
CERTIFICADOS
NEWSLETTER
Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!
Desenvolvido por